Depois de alguns dias de lazer e visitas pelas redondezas da região de Lisboa, Cor, PD0RKC colaborador holandês do projecto OCTOPUS, volta ao trabalho. Assim e no seguimento do projecto de cooperação com a AMRAD Cor realizou uma visita ao Observatório Aeroespacial de Oeiras, CS1RAD acompanhado por directores, onde ficou ao corrente das actividades educativas realizadas no âmbito da promoção da Cultura da Ciência e Tecnologia, ficando mesmo surpreendido com as instalações e a diversidade de equipamentos e meios pedagógicos empregues e reunidos pela AMRAD.
Cor visita as instalações do observatório em Oeiras, acompanhado de Diogo Sentieiro CT2HEW director e Fabiano Moser PY5RX colaborador da AMRAD.
Cor, sempre na companhia do seu amigo Fabiano Moser PY5RX, visitou Escolas e os ATL da freguesia de Barcarena, onde recolheu diversas informações acerca da sociedade local e das estruturas que dispomos, da situação geográfica e potenciais áreas de trabalho educativo e social, ou ainda nos domínios do ambiente, arqueologia, ciência e tecnologia, património e ocupação de tempos livres, campos de férias etc..
Tudo isto na sequência do projecto OCTOPUS o qual fez questão de explicar todo o seu funcionamento e objectivos aos professores e directores do ATL das escolas EB1 Jorge Mineiro de Queluz de Baixo e Manuel Vaz de Barcarena.
No segundo dia de visitas à freguesia de Barcarena, Cor esteve na Escola Primária de Barcarena onde ficou a conhecer as instalações da mais antiga escola primária do concelho de Oeiras, local onde conversou com os alunos e professores.
Depois de uma semana de estadia, Cor despediu-se de Portugal e regressou à sua terra natal, na Holanda. Levou consigo uma mão cheia de novas experiências e a certeza de que todos os alunos e professores com quem contactou, se vão empenhar em participar e concretizar em Portugal o projecto OCTOPUS.
O projecto OCTOPUS é uma iniciativa holandesa, que conta desde logo por parte da AMRAD, com todo o apoio técnico e logístico para que, em cooperação com as escolas europeias, as crianças possam participar neste projecto, em favor das crianças na Europa, da sua educação transnacional e cívica também, mas onde a cultura da ciência e tecnologia, serão partes complementares da sua formação e educação.
Pelo lado português deste projecto, a AMRAD conta poder vir a merecer alguma atenção e apoios por parte quer da Câmara Municipal de Oeiras, quer da Junta de Freguesia de Barcarena, apoios que a AMRAD nunca recebeu da autarquia, e que são objectivamente destinados aos projectos de educação nas escolas e populações menos favorecidas.
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