Once a HAM, always a Ham Radio

1970_ct1hg

 

Uma vez amador, sempre Amador de Rádio.

Isto aconteceu com Vítor Silvestre, CT1WO, foi estudante de engenharia, licenciou-se no Instituto Superior Técnico alguns anos antes do 25 de Abril de 1974. Foi um apaixonado pela exploração das faixas de VHF e UHF, nos primórdios dos satélites de amador, lá pelos anos de 1969.

Cumpriu depois o serviço militar como oficial, casaria mais tarde. Prosseguiu a sua carreira profissional como engenheiro, foi investigador numa empresa de I&D (investigação e desenvolvimento).
Tornou-se empresário, fixou-se no concelho de Oeiras, mas voltou ao mundo dos amadores de rádio interessados pelas ciências experimentais e pela investigação tecnológica.

Vitor Silvestre na verdade nunca deixou o radioamadorismo técnico, praticando-o durante os tempos livres, e sempre que as suas responsabilidades empresariais o permitiam. Mas agora, com os filhos criados, retorna à companhia dos antigos colegas e amigos, alguns deles também investigadores e professores universitários.
Quem o quer ver agora, é de volta de novos projectos, todos eles ligados com as comunicações aeroespaciais.

Na imagem, depois de uma visita ao centro de fiscalização radioeléctrica da DSR dos CTT, vimos CT1HG, CT1QP, CT1ZK, CT1ZX, CT1ZO, CT1XI e CT1WO no ano de 1970, em Barcarena, concelho de Oeiras. Ao centro está CT1ZO a fazer a sintonia do primeiro emissor receptor transistorizado que foi construído em Portugal, por CT1HG para poder operar na faixa de frequência dos 144 MHz, ainda em AM, pois naquele tempo não se operava em FM (F3E).

Publicado em Radioamadorismo