INCISTA 2010 Oeiras precisa de mais educação e OCF

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No âmbito do programa «Ocupação Científica nas Férias» um programa integrado promovido pela Ciência Viva e participado por universidades, empresas e organismos ligados às coisas da ciência e da tecnologia, através dos quais, é possível incorporar jovens estudantes do ensino secundário, dando-lhes uma oportunidade, por vezes única na vida, de aproximação à realidade da investigação científica e tecnológica em Portugal.

Este programa está em actividade desde 1997 e já envolveu milhares de jovens estudantes, levando-os a frequentar estágios técnicos e científicos em laboratórios de instituições de todo o país.

Neste contexto, a AMRAD há mais de 10 anos que tem vindo a apoiar actividades inseridas neste modelo de intervenção e da promoção da cultura da ciência e tecnologia, primeiro através da fundação do Observatório Aeroespacial de Oeiras – CS1RAD, sedeado no Centro de Juventude Oeiras, e mais tarde no Centro Espacial Português – CS5CEP, a funcionar no IST-Taguspark.

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Este ano de 2010 decorre durante a semana de 5 a 9 de Julho uma nova acção do projecto INCISTA – INtrodução à Ciência no IST TAguspark um programa multidisciplinar que envolve jovens estudantes do 10º, 11º e 12º anos do ensino secundário, potenciais profissionais de engenharia, quem sabe.

As matérias afloradas durante esta semana foram as seguintes: circuitos eléctricos e lógicos, células voltaicas e de combustível, arquitecturas e linguagem de programação, telecomunicações, energias alternativas, electromagnetismo, dos fenómenos aos actuadores, radiocomunicações e exploração do espaço orbital e profundo, o «subinha» um robô didáctico.
O «subinha» é um projecto de um carro robô, construído pelos próprios alunos.

Participam no projecto diversos professores e investigadores do IST-Taguspark e alunos de engenharia voluntários.

O projecto de promoção para a educação científica que deu origem à fundação da AMRAD no ano 2000, aguarda há mais de 25 anos, os apoios necessários da autarquia para criar em Barcarena, um espaço de educação e ocupação de tempos livres, composto de múltiplas valências na área educativa, incluindo laboratórios de investigação e desenvolvimento, espaço de museu de ciência ao vivo, radiotelescópio e ainda uma escola de formação técnica que inclui radiocomunicações tácticas e de emergência para protecção civil.
Entretanto estas acções tem sido disseminadas por diversas instalações, são participadas e apoiadas por diferentes entidades públicas e privadas, fortemente empenhadas na educação científica e qualificação tecnológica.

As pessoas e os meios técnicos existem há vários anos, são apoiados por empresas privadas, agora necessita de aproveitar instalações para que possa ser concretizado.

Publicado em Ciência Viva, CS5CEP