Prosseguindo uma tradição tecnológica com décadas, que remonta mesmo aos primórdios da Rádio em Portugal, o concelho de Oeiras ainda se mantém na liderança desses conhecimentos.
Entre organizações privadas e observatórios aeroespaciais, entre estações de rastreio de satélites e o tecido empresarial, os campus universitários, e o parque de ciência e tecnologia, funciona a Autoridade Nacional de Comunicações – ANACOM que fiscaliza e regula o mercado, consciente dos desafios da modernização que a indústria nacional enfrenta e carece.
Estão sedeados em Barcarena três dos mais importantes laboratórios radioeléctricos do nosso país, onde os serviços correspondentes de cada um deles desenvolvem as acções de cada uma das suas competências, afectas às áreas da Metrologia Radioeléctrica, da Compatibilidade Electromagnética e testes para verificação das especificações dos Equipamentos das Radiocomunicações.
Aqui os objectivos são os de estimular o desenvolvimento da indústria e mercado, com qualidade e profissionalismo. Mais uma achega para as necessidades da formação e qualificação técnica.
Nota de apreço: a ANACOM investiu muito recentemente na recuperação patrimonial de um conjunto de engenhos de vento, são antigos moinhos de vento, que ali funcionaram durante séculos, uma facto que para os munícipes quer de Oeiras, quer da freguesia de Barcarena, apraz registar, pela valorização patrimonial empregue (foto em cima).
AMRAD em Páginas Sociais