Novo espaço de educação e formação tecnológica em Oeiras

Sem euforias, foi colocada em funcionamento integral no dia 23 de Junho, a pequena estação de rastreio de satélites, instalada no Instituto Superior Técnico, situada no Parque de Ciência e Tecnologia de Porto Salvo, no concelho de Oeiras.

É um espaço de educação e formação tecnológica, criado sem apoios de nenhuma entidade, apenas com as instalações cedidas para o efeito pelo IST TAGUS e ainda, com os meios técnicos reunidos e cedidos pela AMRAD e o IST, designadamente um vasto acervo de equipamentos de rádio e comunicações, antenas, sistemas radiantes diversos, equipamento informático, de controlo e interface, módulos de processamento de informação analógica e digital, incluindo imagens remotas e televisão digital e analógica.

De uma parceria entre a AMRAD e o IST-TAGUS consegue-se colocar em funcionamento integral, a primeira fase de um vasto projecto educativo, dirigido para o estudo, formação e treino técnico de jovens estudantes de engenharia, de ensino experimental, investigação e desenvolvimento de sistemas modulares de satélites e comunicações aeroespaciais, e ainda, um espaço temático da universidade, aberto ao ensino secundário do concelho de Oeiras, na procura e orientação de novas vocações.

Um investimento na Economia do Conhecimento, uma forma de tornar a Nossa Terra sustentável e competitiva, seguindo padrões de competências, e referências internacionais.

É também um sonho que se concretiza, ele teve origem no IST lá pelos nos anos de 1975, na pessoa do Prof. Pedro Borges Teixeira, CT1MC (já falecido) e alguns dos seus actuais concretizadores, levou 30 anos a realizar.

É um sonho tornado realidade, um esforço conjunto, de jovens de outrora, que demonstra bem do empenho dos cidadãos, do quanto determinadas obras cívicas ou culturais, de carácter científico ou menos popular, tem de demorar para se concretizarem em Portugal, e do quando é preciso lutar, e trabalhar, para que pequenas iniciativas, muito menos dispendiosas que muitas outras, de menor pendor, se possam tornar activas e úteis às comunidades, que delas necessitam, para o seu desenvolvimento e bem-estar social.

Um projecto que demorou algumas décadas para se tornar realidade, ele que é dirigido à educação e à formação de novas gerações de jovens, técnicos e engenheiros, foi agora instalado, e entrou agora a funcionar no concelho de Oeiras, pela mão de alguns professores universitários, teimosos, que insistem, na criação de condições especiais de educação e formação tecnológica, como complemento da formação teórica e universitária.

 

Publicado em AMRAD, CS5CEP