Nos dias 19 e 20 de novembro, no Salão Nobre do IST decorre o 1º Encontro da Universidade de Lisboa e Património.
https://tecnico.ulisboa.pt/pt/eventos/1-o-encontro-a-universidade-de-lisboa-e-o-patrimonio/
O Museu Faraday participa neste encontro e será visitado pelos participantes da ULisboa. pelas 17 h e 15 m.
O Museu Faraday preparou algumas novidades para os ilustres visitantes:
1- oferta de um postal feito a partir de um cartaz do artista Alexandre Gaudêncio , sobre o telefone Gower Bell de 1882 .
Postal elaborado pelo artista Alexandre Gaudêncio
2- demonstração em vídeo gravado (ainda não é numa plataforma androide) do trabalho de tese de mestrado do aluno João Barreto, orientado pelo Prof. Rui Prada do IST e pela Profª Patrícia Gouveia de Belas Artes, sobre realidade aumentada e jogo para o telefone Gower. Vão seguir-se mais trabalhos deste tipo
https://www.youtube.com/watch?v=39KNVOpcSlQ&feature=youtu.be
3- apresentação da última peça do Museu, um magnífico recetor de rádio Grebe Synchrophase de setembro de 1924, que estará exposto no corredor de acesso ao Museu, sobre a Mesa Faraday.
Na revista QST de abril de 1925 (também em exposição) aparece um artigo a descrever as inovações introduzidas por este rádio. O manual de instruções original, mas que foi reimpresso pela revista RadioAge em 1983, também estará exposto.
Pode encontrar aqui alguns detalhes sobre este rádio:
http://www.amrad.pt/recetor-de-radio-grebe-syncrophase/
Curiosamente, na revista QST acima citada, refere-se o falecimento de Olivier Heaviside em fevereiro de 1925 e que passou quase despercebido.
Heaviside isolou-se muito do mundo desde que muito novo ficou surdo, mas fez contribuições extraordinárias que aqui pode revisitar:
AMRAD em Páginas Sociais