Moisés Piedade é um amador das coisas da Rádio, desde jovem

ct1______________________________________________zo

 

Moisés Simões Piedade (CT1ZO) é professor catedrático e coordenador da área Científica de Electrónica no Instituto Superior Técnico.

Sendo investigador do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, onde é responsável pelo grupo “Sistemas de Processamento de Sinal”, é ainda autor de mais de uma centena de publicações científicas em revistas, conferências e livros nacionais e internacionais.

No Projecto Europeu CORTIVIS, o Prof. Moisés Simões Piedade foi o responsável pela equipa que desenvolveu o modelo das próteses visuais biónicas. É uma ideia inovadora que permite gerar estímulos semelhantes aos produzidos pela retina humana através de implantes electrónicos e, assim, contribuir para a resolução de um grande número de causas de cegueira.

Moisés Piedade, desde criança que tem dedicado a sua vida, ao saber e à criação de competências, à investigação tecnológica e científica, destacando-se pela sua entrega ao ensino. Dotado de excepcional capacidade criadora, tanto nos domínios práticos e tecnológicos, como teóricos e científicos, muito cedo se interessou pelo Radioamadorismo, faceta que tem partilhado com o seu grupo de colegas e amigos mais chegados, e com os quais reparte hoje, e desde há mais de 40 anos, uma parte interessante e absolutamente inovadora do ensino universitário em Portugal e na Europa, esforçando-se para estudar e empregar novos modelos de ensino e criação de competências.

A rádio e o radioamadorismo foram os seus pontos de partida para a ciência e saber, um espaço que gosta de partilhar com alunos e colaboradores, com colegas e amigos, de forma ímpar. São disso exemplo vivo a sua criação e partilha junto de um dos organismos nacionais de referência, na área da educação e formação de jovens em idade escolar e à procura do primeiro emprego, a AMRAD e o Centro Espacial Português que ele próprio ajudou a fundar em parceria com alguns amigos, colegas e professores catedráticos igualmente visionários e pragmáticos, empenhados na elevação da cultura e do ensino em Portugal.

Publicado em Sócios