No dia 4 de Novembro o licenciado em Engenharia Eletrónica do IST, João Gavinho, fez a discussão da dissertação de Mestrado em Engenharia Eletrónica.
No seu trabalho desenvolveu o sistema de energia do ISTnanosat-1 (ISTSat-1) envolvendo a otimização da energia recolhida dos painéis solares de tripla junção, e o armazenamento de energia em baterias de lítio (aprovadas para espaço), gerando as várias tensões de alimentação necessárias. O sistema é controlado por um microprocessador de baixo consumo, inclui técnicas de redundância de circuitos de modo a aumentar a sua fiabilidade e a reduzir a probabilidade de falha. O microprocessador dialoga com todos os processadores do ISTnanosat fornecendo a informação do estado de carga das baterias, da energia disponível nos painéis, etc.
O trabalho foi orientado pelos Profs. Moisés Piedade e Rui Rocha e a discussão esteve a cargo do Prof. Joaquim Serralheiro (Academia Militar) e do coordenador de Mestrado em Engenharia Eletrónica Prof João Freire. Na figura pode ver-se a organização simplificada do sistema constituída por circuitos distribuídos por três áreas principais.
AMRAD em Páginas Sociais