Módulo de energia do ISTnanosat

No dia 4 de Novembro  o licenciado em Engenharia Eletrónica do IST, João Gavinho, fez a discussão da dissertação de Mestrado  em Engenharia Eletrónica.

No seu trabalho desenvolveu o sistema de energia do ISTnanosat-1, envolvendo a otimização da energia recolhida dos painéis solares de tripla junção, e  o armazenamento de energia em baterias de lítio (aprovadas para espaço), gerando as várias tensões de alimentação necessárias. O sistema é controlado por um microprocessador de baixo consumo,  inclui técnicas de redundância de circuitos de modo a aumentar a sua fiabilidade e a reduzir a probabilidade de falha. O microprocessador dialoga com todos os processadores do ISTnanosat  fornecendo  a informação do estado de carga das baterias, da energia disponível nos painéis, etc.

O trabalho foi orientado pelos Profs.  Moisés  Piedade e Rui  Rocha e a discussão esteve a cargo do Prof. Joaquim Serralheiro  (Academia Militar) e do coordenador de Mestrado em Engenharia Eletrónica Prof João Freire. Na figura pode ver-se a organização simplificada  do sistema constituída por circuitos distribuídos por três áreas principais.

EPS_GavinhoISTnanosat

 

Publicado em ISTnanosat