Mariano Gago cientista e divulgador da ciência

No dia 17 de Abril de 2015 faleceu Mariano Gago o professor e cientista que mais fez pelo desenvolvimento da Ciência em Portugal.

A AMRAD endereça sinceros pêsames à família do Prof Mariano Gago.

 

Mariano Gago e a Ciência Experimental

Conheci o Prof Mariano Gago no meu 1º ano de assistente no IST em finais de 1971. Fomos bolseiros do Prof. João Figanier, que era o responsável pela disciplina de Hiperfrequências. Estudámos o desenvolvimento de circuitos de micro-ondas baseados em linhas de fitas condutoras com substratos dielétricos (micro strip line) e os efeitos de diversas descontinuidades das estruturas, usando as frequências mais altas que dispúnhamos, até um GHz.

Planeámos as estruturas. O Prof. Mariano Gago fez o estudo teórico e eu tratei do desenvolvimento experimental. O Mariano era extremamente criativo e inteligente; quando discutimos as experiências apareceu com a ideia de criar um plano de massa metálica usando mercúrio numa tina e uma fita condutora suspensa, que permitia variar facilmente a distancia ao mercúrio. Tanto o Prof João Figanier como eu ficámos surpreendidos com a Ideia. Depois de alguma discussão concordámos em fazer antes várias estruturas fixas com diferentes dimensões usando substratos de fibra de vidro. Fizemos o relatório de estágio para a entrada na Ordem dos Engenheiros com estes trabalhos.

Apesar de ser um cientista e teórico excecional, o Prof Mariano Gago foi também um  grande impulsionador da ideia de trazer a ciência à vida das pessoas e o apoio experimental que deu através dos programas do Ciência Viva.

10 anos do Ciência Viva

Em Novembro de 2010 a Profª Ana Noronha (IST e coordenadora do Ciência Viva) desafiou-nos (AMRAD) para fazermos uma atividade no Pavilhão do Conhecimento sobre a utilização do lixo eletrónico. O Ciência Viva e nós fomos autorizados a escolher vários tipos de lixo em organizações de recolha. Deixámos alunos e pais desmontar e reutilizar partes deste lixo, foi interessante ver como as pessoas se entusiasmaram com o funcionamento dos vários objetos que selecionámos. O Prof Mariano Gago foi visitar este acontecimento e ficou fascinado.  Ficou de pensarmos num programa semelhante para todas as escolas do país. Entretanto o governo mudou.

Lixo eletrónico no Ciência Viva

Nesse acontecimento do lixo eletrónico revelei-lhe que tinha encontrado o original do seu relatório de estágio para a Ordem dos Engenheiros, durante a arrumação das coisas do Laboratório do Prof Figanier. Ficou extremamente entusiasmado e satisfeito por descobrir um dos seus primeiros trabalhos, precisamente sobre o estudo das linhas de transmissão de fita (micro strip line).

Moisés Piedade

Presidente da AMRAD

Publicado em AMRAD, Ciência Viva