Os presidentes das associações de pais e encarregados de educação dos alunos das escolas básicas Jorge Mineiro e Manuel Vaz, lideraram o projecto da «escola aberta à tecnologia e ciência» um programa ocupacional de fora para dentro da escola, em parceria com os professores, destinado a despertar interesses e eventuais vocações, das crianças e alunos, pelas coisas da ciência e tecnologia.
Portugal é um dos poucos países da Europa, onde a Ciência é tida e fomentada por algumas correntes conservadoras, como uma coisa invulgar, exclusivamente alcançada por bolsistas e génios matemáticos, ao invés de ser uma atitude cultural de todos. Ciência é o saber e o conhecimento, é afinal, uma constante da vida de cada um de nós, e desde tempos imemoriais.
Momentos da comunicação entre CS1RAD (operada por PY5RX) com a estação da escola holandesa PI4AZL.
O presidente da Associação de Pais e ATL da escola Jorge Mineiro de Queluz de Baixo, no concelho de Oeiras, diz no seu briefing dirigido para o parceiro holandês deste projecto, à guisa de conclusão, o seguinte:
«I think that we need have more days like that».
As conclusões:
São afinal aquelas pelas quais a AMRAD luta faz vários anos (ao invés de apenas trabalhar) ou sejam, é necessário criar outras condições estruturais dentro do concelho de Oeiras, que dêem lugar há existências de espaços chamados alternativos, lugares que permitam a promoção de outras culturas e saberes, mais dirigidos para o bem-estar e o conhecimento.
Oeiras precisa de alternativa aos tradicionais espaços recreativos, considerando que não vivemos mais os anos de 1940, e que os graus de competências e culturas das modernas populações do concelho de Oeiras são bem mais elevados que outrora.
Eis o momento da refeição. Um espaço comum onde pais e dirigentes das associações de pais de cada uma das escolas, organizam a refeição ligeira, para todos, cerca de 60 crianças e 24 adultos.
Esta participação espontânea dos pais, que quiseram acompanhar os seus filhos numa jornada de educação, participando no dia aberto da escola (realizado a um fim de semana …), em que são os pais que motivam e partilham com os seus filhos, a oportunidade de experimentar coisas de ciência e mexer em coisas da técnica, é verdadeiramente espantosa.
Foi um dia onde a comunicação em outros idiomas europeus, se revelou ser um factor de intercomunicação e troca de conhecimentos, são um indicador claro, capas de fazer despertar qualquer dirigente que, é tempo de mudanças.
Todos devemos e temos de mudar, faz parte da evolução, até os sabores mudaram. Numa recente visita ao Observatório Aeroespacial de Oeiras, o professor Mihai Tarata, YO7LHN, catedrático da universidade de medicina e farmácia de Craiova na Roménia, revelou-nos justamente essa preocupação. Referindo que nos países mais desenvolvidos, a necessidade de criar e manter espaços ocupacionais para as crianças e jovens, se revelavam cada vez mais, em importantes factores de integração e de protecção social.
Lutamos para banir das sociedades e civilizações mais cultas e despertas para a saúde e o bem-estar, todos esses comportamentos aditivos, incluindo o alcoolismo e o tabagismo. Proibimos ou restringimos por força de Lei, a presença desses hábitos, em espaços públicos, de molde a não sujeitar aqueles que não se querem ver prejudicados na saúde.
Porque não, fazer o mesmo em relação ao Saber e ao Conhecimento sobretudo das crianças de todo o concelho de Oeiras, para que em Oeiras de futuro, existam mais espaços alternativos, lugares focados nas coisas de Ciência e Tecnologia, das outras Culturas, também dirigidos para a criação de trabalho, de riqueza e de bem-estar social (para todos).
Queremos que as crianças nascidas no Nosso concelho de Oeiras, não emigrem mais para outros concelhos à procura da habitação social acessível, ou mesmo do trabalho que aqui não tem. Queremos que os nossos filhos e netos, se fixem e mantenham na Terra que os viu nascer e criar.
Ciência e Tecnologia, Saber e Conhecimento, são afinal, um pouco de tudo isto, ensinar, aprender e experimentar.
AMRAD em Páginas Sociais