Júpiter tem um campo magnético de tal modo intenso, que a força do seu magnetismo é capaz de atrair grandes fluxos de partículas radiadas da cintura de Van Allen, a região onde ocorrem as concentrações de partículas que envolvem o campo magnético da Terra.
Ficamos surpreendidos com as violentas irrupções de sinais de rádio provenientes de Júpiter, emissões especialmente activas nas frequências abaixo de 40 MHz. Para se receberem os sinais radioeléctricos emitidos por Júpiter, sendo sinais situados no limiar do ruído proveniente das radiações galácticas, os alunos da Escola Secundária Luís de Freitas Branco, em Paço de Arcos, com o apoio da AMRAD, estão a construir um radiotelescópio para as faixas de frequência entre os 18 e os 40 MHz.
São estes estudos e fenómenos que fascinam um grupo de estudantes do ensino secundário de mais uma escola do concelho de Oeiras, apoiada pela AMRAD, na área da ciência e tecnologia. Um apoio e um serviço público gratuito, que tem por finalidade ajudar docentes do ensino secundário, particularmente empenhados em elevar a qualidade do ensino e das ciências, um dos mais importantes factores para o desenvolvimento das competências destas novas gerações de munícipes e cidadãos.
Infelizmente, e por motivos conjunturais que desconhecemos, estes projectos, não são apoiados pela autarquia de Oeiras, quando o edil em 2006 mandou retirar e proibir todos os apoios ao trabalho que a AMRAD executa no concelho, desde os anos de 1997.
Conscientes, que seria laxismo, falta de sentido de Estado e baixo sentido cívico ou de cidadania, a AMRAD insiste, em prosseguir e desenvolver as suas actividades educativas e de forte pendor social, numa incessante procura de conciliação e meios de cooperação, susceptíveis de contribuírem para o desenvolvimento do concelho de Oeiras, e afinal de contas, dos nossos próprios filhos e netos.
Nas imagens jovens estudantes do 12º ano, na companhia de professores e coordenadores da AMRAD, executam de forma divertida e muito consciente, cada uma das tarefas essenciais à instalação e funcionamento dos dispositivos construídos pelos alunos na escola. Resultando numa missão de sucesso, que a todos diverte, pela elevação das competências e do saber que procuramos transmitir, sem demagogias nem populismos.
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