AMRAD nasceu de um projecto criado nos anos de 1991, e que foi promovido por cidadãos, a partir de um trabalho cívico e social, exclusivamente dirigido para os aspectos da ecologia social e urbana, essencialmente contra os problemas da exclusão económica, com o fim de melhorar a educação e a qualificação na ocupação dos tempos livres, pela prevenção primária de comportamentos desviantes e aditivos, geralmente suscitados pela criação de novos modelos urbanos, tal qual tem ocorrido e acontecia noutros países da União Europeia, sendo pois, e já à época, problemas recorrentes e perfeitamente caracterizados e identificados.
Vários jovens e até crianças, juntaram-se a essas iniciativas educativas e ocupacionais, e a verdade, é que hoje, passados mais de 16 anos, alguns deles, deixaram de ser jovens e são hoje pais, preocupados e empenhados na procura de soluções e modelos educativos alternativos, daqueles modelos e estruturas educativas e urbanas, que num hiato de mais de 20 anos, não foram nem criados nem encontrados.
Os problemas da qualificação e da educação das crianças, jovens e cidadãos, é pois, um problema da actualidade, e contra o qual terão de ser criadas prioridades e medidas de apoio.
Passaram mais de 20 anos, e os mesmos cidadãos, os mesmos munícipes oeirenses, que naquela época se preocupavam com o futuro dos seus filhos, hoje preocupam-se com o futuro dos seus filhos e netos, sem que nada tenha mudado e seja susceptível de resolver ou minimizar os problemas que atrás se referem. Algo está mal, a coisa vai mal, ou então é o «rei» que vai nu.
É neste contexto, da procura de soluções para o desenvolvimento e o bem-estar social de todos, e não apenas de alguns, onde o trabalho e a dedicação às causas comuns não cessa, e que a AMRAD se posicionou, e tem procurado apoios e soluções que não obtém.
Numa parceria entre cidadãos e pequenos organismos sedeados no concelho de Oeiras, em conjunto e com o apoio de outros cidadãos europeus, e organismos sedeados em países da União Europeia, a AMRAD iniciou-se no ano de 2005, na participação de acções educativas e da ocupação dos tempos livres, partilhadas com outras associações e alunos de escolas da Holanda, França, Letónia e Hungria, com o fim de alargar os horizontes das crianças e jovens em idade escolar. Versados nas temáticas que a ciência e a tecnologia nos proporcionam, as crianças, os pais e os avós, os educadores e os professores recriam e brincam com assuntos que nos ajudam a treinar e a qualificar para a vida laboral.
Na imagem, parte do grupo de cerca de 25 participantes das jornadas técnicas para a educação e qualificação, que se irão realizar no concelho de Oeiras, entre os dias 26 e 30 de Janeiro no âmbito do projecto CLICK – Children Learn International Communication Knowledge.
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