Hoje realizou-se o Técnico EletroDay, no Técnico Innovation Center, TIC, antiga estação de elétricos do Arco do Cego em Lisboa. As atividades tiveram início às 14 h e terminaram às 17h e 35 m, com o programa anexo.
Centenas de visitantes puderam conhecer e apreciar as atividades em curso no Departamento de Engenharia Eletrotécnica e Computadores do IST e inteirar-se sobre a visão do ensino futuro da Engenharia Eletrotécnica e do seu papel fundamental como motor da sociedade. Foram atribuídos prémios a vários trabalhos que ultimamente se destacaram.
Neste acontecimento, importante, não podia faltar uma apresentação sobre o ISTSat-1, o primeiro satélite realmente concebido, projetado e realizado em Portugal, nas instalações do IST, por alunos e professores e em que o DEEC esteve envolvido desde os primeiros estudos, iniciados em 2004.
Na imagem, o estudante de doutoramento do IST, João Paulo Monteiro, está a apresentar um detalhe do sistema que serviu para ensaiar no laboratório IST Nanosat Lab, existente no polo do IST no Taguspark, o sistema de controlo de atitude do ISTSat-1. As forças motoras, que controlam o ISTSat-1, resultam da interação de bobinas elétricas nas quais se fazem passar correntes elétricas controladas que reagem com o campo magnético terrestre. Tudo se passa como se o satélite fosse o induzido de um “motor” convencional, mas tridimensional, de corrente contínua, em que o campo magnético terrestre é o campo indutor. São usados sensores magnéticos, óticos, acelerómetros e giroscópios tridimensionais para detetar e corrigir a atitude do satélite (o induzido do “motor”) relativamente à Terra, usando algoritmos relativamente complexos.
Enquanto João Paulo Monteiro fazia a apresentação sobre o ISTSat-1, uma equipa de professores, alunos do IST e voluntários da AMRAD, procediam à instalação de mais um sistema de antenas para estabelecer a comunicação com o ISTSat-1, a partir de 9 de julho de 2024.
AMRAD em Páginas Sociais