George Smith, AA2EJ galardoado Prémio Nobel

ccd_0

 

George Smith é um amador de rádio americano, titular de licença do serviço de amador com o indicativo de chamada AA2EJ. Esta informação é uma notícia recorrente entre os mais de 2,5 milhões de amadores que existem em todo o mundo. Contudo, a diferença é a de que AA2EJ é um físico, galardoado com o Prémio Nobel, pela descoberta do CCD, o circuito semicondutor de imagem latente, hoje empregue em todas as câmaras de vídeo e fotografia digital.
Sem esta sua descoberta, jamais se poderiam obter do espaço as imagens que diariamente são captadas pelo telescópio espacial Hubble, como esta imagem obtida a partir do espaço.

ccd_1

 

Outro amador e Prémio Nobel americano Joe Taylor, K1JT, dizia que o radioamadorismo atrai os indivíduos que querem compreender e explorar as leis da natureza e intervir nas coisas da física. Estas são as características essenciais de um cientista.

Só a interdisciplinaridade do radioamadorismo permite potenciar as condições de estudo e trabalho tecnológico de forte pendor científico.

Infelizmente é recorrente em muitos (demasiado diriamos) radioamadores contemporâneos sustentarem o oposto, ou seja, outro entendimento sobre a coisa do radioamadorismo, considerando-o mesmo, como uma actividade exclusivamente desportiva e para competição, mas que em nada corresponde à sua raiz de natureza cultural, particularmente focada no estudo, exploração e investigação científica e tecnológica das ciências radioeléctricas (ao invés da mera comunicação), numa atitude muito própria do amador empenhado na auto-aprendizagem, que de desportiva nada possui, sendo por isso infindáveis os múltiplos contributos que em todo o mundo e há mais de um século o radioamadorismo tecnológico e científico e o amador da Rádio oferecem às ciências e à evolução tecnológica das modernas civilizações no campo da electrónica e telecomunicações .

Veja mais em ARRL:

Publicado em História da Rádio, Radioamadorismo