EVA coloca ARISSat-1 (KEDR) em órbita no espaço no dia 3 de Agosto

arissat1_iss2

No decurso da teleconferência do grupo internacional de trabalho da ARISS, que decorreu a 13 de Julho p.p., e no qual a AMSAT-CT participa mensalmente, o coordenador russo Sergey Samburov, RV3DR anunciou que as baterias do satélite educativo ARISSat-1 vão ser recarregadas até ao final deste mês de Julho, e que a bordo da ISS será efectuado um teste do ARISSat-1, a partir das 19:15 horas UTC do dia 30 de Julho p.f. até cerca das 14:00 horas UTC do dia 31 de Julho.

Prevista para o dia 3 de Agosto a colocação em órbita do satélite educativo ARIISat-1, será a primeira tarefa a ser realizada durante a EVA 29, a actividade extra veicular conduzida pelos astronautas da ISS a estação espacial.

Os planos de frequência são os seguintes:

145.950 MHz (FM downlink) – emissão em F3E (FM) com ciclos de voz e ID (RS01S), com transmissão alternada da telemetria e das 24 mensagens de felicitação emitidas em 15 idiomas, incluindo o português. Transmissão de imagens em SSTV. Uma das mensagens de voz é uma gravação da conversação estabelecida entre Yuri Gagarin e a Estação Terrestre durante a primeira viagem tripulada no espaço, realizada há 50 anos.

435 MHz – 145 MHz (linear transponder) – o transponder linear faz a transposição espectral no modo U/V (70 cm Up, 2m Down), com largura de banda de 16 KHz e inversão de espectro (TX LSB no uplink em 435 MHz e RX USB no downlink em 145 MHz).

145.919 MHz e 145.939 MHz (CW beacons) – emissão em A1A (CW) transmite indicativos dos voluntários envolvidos no programa educativo da ARISS e o indicativo RS01S.

145.920 MHz (SSB BPSK-1000 telemetria) – a emissão em BPSK emprega um novo protocolo 1kBPSK, o que vai permitir descodificar sinais com baixa relação sinal ruído.

Desenhos e mensagens vão ser emitidas pelo satélite. Veja os trabalhos portugueses em ARISS – Russia, na web de RS0ISS

A AMRAD apesar de trabalhar sem apoios, tenciona no próximo ano lectivo a iniciar em Setembro de 2011, proporcionar a centenas de alunos de escolas do ensino básico e secundário do concelho de Oeiras e de outras regiões, a oportunidade de ao vivo e em directo do satélite, poderem observar os trabalhos efectuados pelos seus colegas, alunos e professores, quer das sua, quer das outras escolas, inclusive as do nosso concelho.

Estes são os trabalhos que criaram nas suas aulas e com os quais tiveram ocasião de partilhar e participar neste projecto internacional, patrocinado pela UNESCO, ao arrepio das autoridades locais, um trabalho simples, absolutamente inovador em Portugal, e que, em concurso, conduziu Portugal como vencedor a seguir à Rússia.

Veja mais em: ARISS – Russia na web de RS0ISS

 

 

Publicado em Satélites