Escola Secundária Fernando Namora visita CEP no IST-Taguspark

esfn_2_0

 

Professores e escolas do ensino secundário de concelhos limítrofes ao de Oeiras, aproveitam muito justamente, as condições estruturais que algumas entidades sedeadas no concelho de Oeiras criaram e suportam há vários anos, é o caso do CS5CEP, o Centro Espacial Português criado pela AMRAD em parceria com o IST-Taguspark.

esfn_2_3

 

Foram há mais de 25 anos, criadas no concelho de Oeiras, mais valias, disponíveis e determinadas, em apoiar (gratuitamente) as escolas, os professores, e os encarregados de educação, motivados em suscitar nas crianças e jovens em idade escolar, o gosto pelas coisas da ciência e do conhecimento tecnológico. Numa incessante procura do bem-estar social e do desenvolvimento sócio económico, onde a economia do conhecimento pode vir a desempenhar um papel determinante quer na sustentabilidade do território, quer no bem-estar social. Mais valias que temos visto serem arrepiadas e excluídas por algumas autoridades.

esfn_2_b

 

É nestas condições que há vários anos, professores manifestamente empenhados na educação e formação dos seus alunos, procuram no apoio que o IST-Taguspark oferece, na introdução e no ensino experimental das ciências radioeléctricas.

esfn_2_d

 

Foi isso que um segundo grupo de alunos de duas turmas do 11º ano da área de ciência da Escola Secundária Fernando Namora da Brandoa, concelho da Amadora, vieram ver e praticar no centro espacial em Leião, uma visita coordenada pela Dr.ª Florinda Madeira e dois outros colegas, professores de física e biologia.

esfn_2_g

 

Durante as demonstrações, os alunos com vocação para a biologia, experimentaram a radiolocalização de espécies animais, percebendo que os meios radioeléctricos e a electrónica são parte importante da vida e do seu futuro ligado às ciências .

esfn_2_1

 

O programa teve a orientação pedagógica de Diogo Sentieiro, CT2HEW.

esfn_2_sinal

Tem sido com trabalho empenhado e com algum apoio de poucas entidades privadas, do sector industrial, que ao longo destes anos, a AMRAD tem conseguido reunir meios essenciais para o seu cabal funcionamento, focado no ensino experimental das ciências.

 

Publicado em Experiências