Numa iniciativa conjunta, a AMRAD em parceria com a universidade técnica, o IST-Taguspark, em Oeiras, organizam mais uma sessão do «dia da técnica e da universidade aberta» em colaboração com estabelecimentos de ensino europeus.
O grande pioneiro desta iniciativa é a escola holandesa de Zwoolle a OBS De OCTOPUS, com mais de 600 participantes, entre alunos, pais e professores, incluindo antigos alunos da escola, um exemplo de cultura e sentido cívico. Apoiados por mais de 80 voluntários, entre a comunidade dos amadores de rádio e outros técnicos e engenheiros.
Trata de uma jornada aberta às escolas e aos munícipes, dedicada à promoção da educação científica, com a participação das crianças e jovens em idade escolar e à procura do primeiro emprego, acompanhados pelos pais e irmãos, pelos colegas e vizinhos, onde todos, podem descobrir coisas da ciência e tecnologia, num dia dedicado ao ensino experimental das ciências e da radioelectricidade.
São outras maneiras pedagógicas de brincar e jogar com o conhecimento, outras formas de se fazer e promover a cultura científica, jogando e divertindo com coisas da tecnologia.
É no âmbito do projecto CLICK – Children Learn International Communication Knowledge que a AMRAD consegue manter parcerias e apoios de escolas europeias, que tem oferecido à AMRAD e a Portugal, parte dos meios logísticos que necessitamos, e que as entidades locais nos negam atribuir ou ajudar a adquirir, em virtude das interdições e ausência de apoios resultantes das medidas de exclusão impostas pela autarquia desde 2006.
Conscientes desta realidade portuguesa, alguns parceiros estrangeiros, depois da sua visita a Portugal e ao concelho de Oeiras no ano de 2007, tem oferecido materiais pedagógicos que a AMRAD cede gratuitamente às escolas, para as actividades que tenta promover, em particular no concelho.
É proferido em línguas diferentes, mas em boa verdade seja «Doe Techniekdag», «Dia da Técnica» ou «Technics Day» a obra educativa tem o mesmo significado cívico e social em cada um dos países onde se realiza.
A excepção mesmo é que em Portugal, a AMRAD não tem apoios e está impedida de executar o seu trabalho de forma mais ampla e plural. Assim prossegue o nosso Portugal.
AMRAD em Páginas Sociais