Dia da técnica e da escola aberta na Universidade

2007_octopus2

 

Movimento de cidadãos, pais e encarregados de educação, do concelho de Oeiras, promovem acções educativas, focadas nas actividades dos tempos livres, mas de forte pendor científico e tecnológico.

São formas variantes de ocupar, educar e treinar durante os tempos livres, as crianças e jovens em idade escolar, na companhia dos seus pais, familiares e amigos, incluindo professores e dirigentes de associações de pais. Um meio de atribuir às crianças, ocupações alternativas, em espaços que não existem, nem são apoiados ou sequer considerados como essenciais.

Duas associações dos concelhos de Sintra e de Oeiras, a LARS e a AMRAD, em parceria com o IST-TAGUS, e com escolas do ensino básico da União Europeia e do concelho de Oeiras, promovem este ano, mais um dia da escola aberta para a tecnologia.

Em virtude da ausência de apoios, logísticos e técnicos, uma das organizações parceiras da Holanda, a OBS De OCTOPUS, ofereceu vários conjuntos de módulos electrónicos que as crianças do ensino básico e os jovens portugueses irão montar e colocar em funcionamento, e que são:

– Rádio receptor de FM, em VHF
– Barata electrónica
– Caranguejo electrónico

ULTIMA HORA:

O astronauta brasileiro, Tenente Coronel (Eng.) Marcos César Pontes, também quis dar o seu contributo, para a promoção da Cultura da Ciência e da Tecnologia, e assim, em apoio a esta iniciativa, ele irá no dia 29 de Março, dar uma vídeo-conferência em português e em inglês, simultaneamente destinada às crianças das escolas europeias que participam neste dia.

A LARS uma das entidades promotoras do evento, efectuará a transmissão televisiva, através dos repetidores de ATV (televisão de amador) da serra de Sintra, nas bandas de 1.200 MHz e 10,380 GHz. A emissão de televisão será integralmente transmitida via Internet e no website da AMRAD em www.amrad.pt

Este projecto teve início à alguns anos na freguesia de Barcarena, e tem vindo a movimentar o crescente interesse dos cidadãos e munícipes do concelho, que procuram espaços de cultura diferentes, tal como estes que afinal de contas até podem partilhar com outras comunidades estrangeiras, a lusófona (brasileira e portuguesa) e a europeia numa língua comum, o inglês.

Publicado em AMRAD, IST