Em hora de balanços, de caracterização e avaliação, acerca daquilo que se dispõe, bem como da ausência de infra-estruturas, ou ainda, da exclusão de quem trabalha.
Centenas de cidadãos Voluntários, que trabalham em causas comuns para a freguesia de Barcarena e o concelho de Oeiras, participando e promovendo diversas obras e organismos, dirigidos do social ao educativo e ocupacional, do juvenil ao sénior e jubilados, da cultura ao desporto, do ambiente ao património ou da formação ao desenvolvimento local.
Diversos Deputados, provenientes da Assembleia da República, da Assembleia Municipal de Oeiras e da Assembleia de Freguesia de Barcarena, visitaram apenas algumas das organizações, colectividades e clubes, sociedades recreativas sedeadas da freguesia, com o fim de se inteirarem das actividades cívicas e sociais, recreativas, desportivas e culturais, educativas e de desenvolvimento, promovidas pelos cidadãos locais, naturais e residentes no município de Oeiras.
Apenas foram visitados alguns organismos locais, a começar pela «Progresso Barcarenense», Grupo Recreativa de Tercena, Grupo Desportivo «Os Fixes» de Queluz de Baixo, Atlético Clube de Valejas, «Os Unidos» de Leceia, Associação Cultural de Tercena, Clube Desportivo de Barcarena, muitas outras organizações, ainda foram deixadas de fora.
Referimos muitas outras organizações das que operam na área social, na protecção e integração social, na educação e formação, na ocupação de tempos livres de crianças e jovens, que são aliás, as mais representativas das necessidades básicas da população, pelo número de crianças jovens e cidadãos que envolvem, além das acções recreativas e desportivas tradicionais ora visitadas.
A AMRAD aguarda pelas visitas que se possam realizar às instalações que partilha mediante comodatos e parcerias, estabelecidas com diferentes organismos e entidades, a começar no Laboratório de Investigação e Desenvolvimento da AMRAD, passando pelo Observatório Aeroespacial de Oeiras e Centro Espacial Português, ou ainda, pelas Estações de Meteorologia e Teledetecção Ambiental de Barcarena, Oeiras e Dafundo.
De referir que o actual executivo da Edilidade, nunca visitou as instalações da AMRAD, criadas com o apoio da autarquia de Oeiras em 2000.
Neste contexto, a AMRAD prossegue as suas funções, deslocando-se às escolas e organismos com quem celebrou protocolos e colabora nas áreas da Educação e promoção da Cultura da Ciência e Tecnologia.
AMRAD em Páginas Sociais