Crianças da Amadora, vão falar com Astronautas

1_iss

 

AMRAD está a apoiar uma interessante iniciativa do Pavilhão do Conhecimento, Ciência Viva, que irá permitir que crianças do concelho da Amadora, possam comunicar em directo com astronautas no espaço a bordo da ISS.

000_iss_qso

 

No âmbito das suas competências, enquanto membro e delegação portuguesa activa na ARISS – Europe desde a sua criação, a AMRAD está a apoiar uma iniciativa do Pavilhão do Conhecimento, que pretende colocar cerca de 100 alunos do ensino secundário, envolvidos em programas educativos associados com a temática do Espaço, agora que iremos iniciar as celebrações internacionais da Semana Mundial do Espaço entre os dias 4 e 10 de Outubro p.f..

frankdewine

 

Na imagem em cima, o astronauta da ESA Frank de Wine – ON1DWN que comunicará com os jovens portugueses dentro de umas semanas. Centenas de alunos e público em geral, irão poder assistir a esta radiocomunicação com os astronautas a bordo da ISS a estação espacial internacional. São num total de 20 os alunos do 9º e 10º ano do ensino secundário do concelho da Amadora, com idades entre os 14 e os 16 anos, aqueles que irão formular directamente através da rádio, cada uma das suas perguntas, dirigidas ao astronauta europeu a bordo da ISS.

1111_sunita

 

Na imagem em cima, Sunita Williams da NASA, a primeira astronauta a comunicar por rádio com estudantes portugueses.

A AMRAD recorda que, até ao ano de 2006, o concelho de Oeiras foi o concelho português pioneiro desta iniciativa, que foi criada e desenvolvida pela AMRAD durante mais de 2 anos lectivos consecutivos, um projecto que envolveu centenas de alunos dos ensinos básico e secundário do concelho, e que decorreu sem nenhum tipo de apoios, nem sequer da autarquia de Oeiras, que acabaria mesmo em 2007, por ordem do edil, impedir o funcionamento do Observatório Aeroespacial de Oeiras – CS1RAD, o centro espacial onde se desenvolvem as actividades técnicas dedicadas às crianças e jovens estudantes desse concelho e da região metropolitana de Lisboa.

Publicado em AMRAD, ARISS Portugal, Ciência Viva, ISS