Cientistas e Engenheiros (por três dias) no IST-Taguspark

ISTvistas1

 

Dar a conhecer e experimentar o espírito académico, interagir com futuros colegas e professores, participar na construção de robôs e assistir a demonstrações de pequenas e grandes engenhocas, e conhecer um pouco da história tecnológica dos meios radioeléctricos hoje banalmente empregues por todos, saber algo mais sobre satélites e radiocomunicações espaciais, são entre outros, algumas das actividades que os alunos das escolas do ensino básico e secundário poderão experimentar e conhecer na “Semana Aberta de Engenharia” no IST-Taguspark.

IST 008 ist1

 

O Instituto Superior Técnico, no Campus do Taguspark, convida os jovens do ensino básico e secundário a participar numa semana de coisas diferentes, durante os próximos dias 22, 23 e 24 de Fevereiro, entre as 10h00 e as 17h00 horas.

Estes dias serão dedicado à temática da “Semana Aberta de Engenharia”, tem lugar nas instalações do IST-Taguspark onde vão ser palco, o convívio de alunos com muitas coisas da ciência e da tecnologia, das engenharias, física, química e matemática, tudo através da experimentação e jogos pedagógicos e científicos. Para além das exposições e demonstrações, está ainda previsto que os alunos possam construir robôs, fazer modelismo e conhecer algo mais sobre as ondas-hertzianas, fazendo jogos de radiolocalização.
A AMRAD apoia esta acção através do Centro Espacial Português, e ainda com a colaboração de amigos e colegas, titulares do CAN, mediante diversas mostras históricas e experimentais das tecnologias radioeléctricas. A acção tem a colaboração de Voluntários da AMRAD, a saber: Jorge Amarante CT1XV, Rui Caldeira CT1DNJ e Diogo Sentieiro, CT2HEW.

ist3b

 

Durante estes dias estará patente uma pequena exposição temática sobre a evolução dos últimos 100 anos da Rádio no âmbito das comunicações civis e militares em Portugal.

ist4b

 

A museologia tem o apoio e coordenação de dois conservacionistas, Luís Fernando e João Freitas, que há mais de 30 anos se dedicam criteriosamente à colecção e recuperação de equipamentos históricos de radiocomunicações tácticas e militares, um dos maiores e mais bem conservados acervos nacionais.

Publicado em Exposições, História da Rádio, IST