Imagem das três primeiras equipas, da esquerda para a direita, 1ª, 2ª e 3ª classificada.
O campeonato de rádio-orientação inter-escolas da freguesia de Barcarena, inserido na Semana da Juventude, foi a primeira prova de competição (de desporto educacional, não formal e não federado) realizada com crianças do ensino básico, em apenas duas, das cinco escolas do ensino básico da freguesia de Barcarena.
Infelizmente, por falta de meios e apoios para a educação e desporto, a AMRAD não consegue abranger as restantes crianças das cinco escolas da freguesia. Barcarena é uma das dez freguesias que na actualidade, constituem o concelho de Oeiras.
Contudo, é na Freguesia de Barcarena que nos focamos, por consideramos uma prioridade. Por Barcarena se tratar da freguesia menos favorecida do concelho de Oeiras, porque entendemos que é um dever prestar um serviço de voluntariado progressivamente mais dirigido para as áreas da educação e qualificação das crianças em idade escolar, onde o desporto não formal, é parte do processo educativo e formativo, complementar dos curricula escolares, e promotor de estilos de vida saudável.
De referir, o empenho que cada um dos professores de ambos os estabelecimentos de ensino e das 250 crianças, colocaram em cada uma das acções piloto, iniciadas neste ano lectivo, e que reportam, a um modelo de sensibilização para a educação e cultura da ciência e tecnologia, a partir do ensino básico. São um meio de sensibilizar e qualificar, com vista a criar mais e melhores opções para a formação de nível secundário, tendo por fim, o desenvolvimento sustentado do concelho de Oeiras.
Satélites e exploração espacial são um mote: onde todos os alunos das escolas EB1 Jorge Mineiro de Queluz de Baixo e Manuel Vaz de Barcarena, apoiados pelos seus professores e pela AMRAD, fizeram as pesquisas que lhes permitiram construir modelos de satélites e fatos espaciais, que simulam a estação espacial internacional ISS e o fato espacial, transformado num satélite, o SuiSat, que foi recentemente lançado no espaço, em Fevereiro de 2006, e que estas crianças tiveram oportunidade de rastrear, recebendo os seus sinais de rádio vindos directamente do espaço.
Na imagem alunos exibem uma das múltiplas versões do SuitSat e da ISS, incluindo duas radiobalizas, construídas a partir de latas de refrigerantes, conhecidas por Cansat.
As provas de rádio-orientação foram muito competitivas, nelas as crianças seguiam a orientação dos sinais de rádio de duas radiobalizas de VHF, em funcionamento simultâneo.
Na imagem as claques de Queluz de Baixo e Barcarena, depois de conhecerem os resultados do júri da prova, que era composto pelos directores de ambas as escolas e um coordenador da AMRAD, sendo as seguintes as classificações por equipas:
1ª – EB1 Jorge Mineiro, Queluz de Baixo
2ª – EB1 Manuel Vaz, Barcarena
3ª – EB1 Jorge Mineiro, Queluz de Baixo
AMRAD em Páginas Sociais