Os nossos sócios do projeto BALUA, http://balua.org/,sócios da AMRAD, participaram no Field Day da AMRAD com o lançamento de mais um balão estratosférico. O balão incluía um repetidor de rádio (144 MHz/432 MHz ) e ao subir a 35 km de altura fez as delícias de radioamadores portugueses e espanhóis que o aproveitaram para fazer inúmeros QSOs. Tal como aconteceu nos lançamentos anteriores o “payload” foi completamente recuperado através de rádio faróis integrados, um funcionando nas bandas de radioamador e outro usando comunicações via satélite, que transmitiam as coordenadas do balão. A equipa do Balua reuniu-se com os participantes no Field Day da AMRAD, num restaurante onde almoçaram e depois seguiram para o local do lançamento.
Almoço num restaurante na zona dos emissores da RDP.
O balão foi seguido por uma equipa de caçadores constituida pelos elemento do projeto Balua e por elementos da LARS, que filmaram os preparativos do lançamento e a chegada do balão.
O balão incluía um novo dispositivo de seguimento, desenvolvido e construído pela equipa do BALUA, e um retransmissor (cross band repeater) de fabrico chinês. Ambos os dispositivos funcionaram impecavelmente. Depois de 6 horas de voo, o retransmissor usado em várias dezenas de QSOs ainda dispunha de 80% da energia na sua bateria de iões de lítio.
O novo sistema de seguimento e o repetidor embutidos em caixas de esferovite.
Balão quase cheio de hélio
Arranque atribulado do balão (na horizontal).
Depois do arranque atribulado do balão uma equipa, localizada nas instalações da RDP, em Pegões, fez o seguimento autmático com o novo sistema de antenas rotativas controladas remotamente por computador, desenvolvido pelo colega Victor Silvestre, CT1WO, e que foi usado para inúmeros QSO´s.
Sistema de controlo das antenas apontadas para o balão.
Responsável pelo BALUA, Diogo Henriques, CR7AJT, entrevistado pelo presidente da LARS, Luis Tomás, CT1DDN, para a reportagem em TVA.
AMRAD em Páginas Sociais