ARISS – Portugal, Escola Secundária de Carnaxide

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Um grupo de 15 jovens estudantes, alunos do 11º ano da Escola Secundária Camilo Castelo Branco de Carnaxide, no concelho de Oeiras, coordenados pela Dr.ª Fátima Baptista, assistem a mais uma conferência da AMRAD sobre as actividades da ARISS. Estas pequenas palestras, tem por fim introduzir alguns aspectos técnicos, científicos e sociais mais relevantes sobre a vida e a exploração do espaço exterior da Terra.

Os 15 alunos discutem e caracterizam em conjunto com os seus dois professores (professoras) os aspectos teóricos e práticos de maior importância para a manutenção da vida a bordo da ISS, a estação espacial internacional.

Estes jovens estão inscritos no programa escolar da ARISS, viram a sua candidatura ser aprovada faz 3 anos lectivos consecutivos, mas continuam impossibilitados de efectuar o programa, porque a NASA e a ESA aguarda através da coordenação da ARISS – Europe, uma autorização formal por parte das entidades portuguesas, os jovens esperam finalmente obter uma autorização oficial por parte da autoridade nacional das comunicações a ANACOM, para depois e de viva voz, estabelecerem a sua comunicação por rádio com os tripulantes do satélite artificial tripulado.

Outros grupos e turmas de alunos de escolas de ensino básico e secundário, aguardam que a ANACOM autorize a AMRAD (delegação portuguesa da ARISS) a formalizar outras candidaturas junto da NASA e da ESA, permitindo aos jovens portugueses oportunidades de comunicação com os cientistas que trabalham no espaço.

Esta é mais uma facilidade educativa que a NASA, ESA e RSA facultam, são facilidades educativas que a entidade nacional tem impedido de se concretizar, por inadaptação dos regulamentos nacionais.
Portugal é o único país da União Europeia onde estas coisas ainda acontecem.

AMRAD espera que durante as celebrações da semana cultural da Ciência e da Tecnologia, que decorrerá entre os dias 21 e 27 de Novembro p.f., se vejam aprovados, um calendário de actividades a promover junto dos estabelecimentos de ensino básico e secundário.

Para tanto, a nova administração da ANACOM, manifestou clara intenção em apoiar e em acolher estes casos especiais, assim como em ajudar a promover novas políticas de desenvolvimento tecnológico. Um caso a considerar.

Publicado em AMRAD