Aquilo que as crianças portuguesas não conseguem fazer

6anos

 

Na imagem, Mattie Clauson, KD7TYN , respectivamente, aos 7 e 6 anos de idade.

Durante mais de 50 anos, a Lei em Portugal, impede as crianças que desejam ser diferentes, por se dedicarem nos seus tempos livres, por exemplo, à cultura da ciência e tecnologia, ao estudo do espaço ou das ciências da Rádio.

Ao invés, em Portugal, pode-se mesmo afirmar que as autoridades fomentam (administração central e local), incentivam o negócio (de minorias) onde os jovens podem livremente frequentar milhares de bares estrategicamente dispersos pelas regiões do litoral e portuárias ou em parques urbanos, onde de forma descontrolada, os jovens em conjunto com as dezenas de milhar de adultos podem livremente frequentar e sustentar todas as noites, comportamentos de risco, desviantes e aditivos, criando factores de risco social e até escolar e profissional.

Apenas por ser uma criança americana com apenas 6 anos de idade, Mattie Clauson, KD7TYN concretizou o seu sonho de ser operadora amadora de rádio ou ser Radioamador, e com isso, ela também conseguiu desde a sua escola, comunicar com o comandante e tripulações da estação espacial internacional a ISS.

Mattie Clauson, KD7TYN é uma menina que com apenas 6 anos de idade, se tornou na quarta geração de uma família americana de Radioamadores.

Em Portugal não há alternativas, a autoridade nacional das radiocomunicações, durante mais de 50 anos, ainda está baseada numa antiga lei do Estado Novo, que impede as crianças e jovens com menos de 16 anos de idade, de aceder aos exames de qualificação técnica para o serviço de amador, nem sequer estando tuteladas e sob responsabilidade cível e legal dos seus pais e encarregados de educação.

É urgente promover em Portugal soluções legais, susceptíveis de abrir cada dia mais, o progresso e a educação das crianças, tendo em vista a sua qualificação escolar, técnica e eventualmente científica. Ao invés da adição, do alcoolismo e do tabagismo, a ciência e tecnologia, tem a ver com evolução e bem-estar social, para todos.

Para saber da diferença educacional e cultural que graça em Portugal, desde os anos de 1950, neste caso da Mattie Clauson, KD7TYN ela efectuou o teste técnico e progrediu firmemente, aos 6 anos obtinha a categoria General, e aos 7 anos de idade alcançava a categoria Extra.

Mattie alcançou aos 7 anos de idade, aquilo que um jovem português, só poderá obter depois dos 17 ou 18 anos de idade.

Para escutar gravação áudio da comunicação entre o astronauta veterano e comandante da ISS Bill McArthur NA1SS e a mais jovem Radioamadora do mundo Mattie Clauson, KD7TYN siga o link em baixo:

Publicado em Espaço, Radioamadorismo