AMRAD e AMSAT-CT criaram um novo Laboratório de I&D

________________________________________________lab1

 

As ONG e todas as instituições que tentam promover algumas medidas inovadoras, na incessante procura de soluções alternativas, sejam elas quais forem, sociais ou educativas, culturais ou económicas, raramente são traduzidas pelo poder como medidas importantes, sabendo-se que cada vez mais, a política vive e promove o populismo, como forma de mobilizar massas e apoios populares, sem importar a qualidade e a verdade desses mesmos apoios. Atribuindo mais importância ao rácio dos votos, do que à própria qualidade das medidas que os induziram.

É ao arrepio dessa constatação, e com a finalidade de disporem de um espaço polivalente integrado, em alternativa às proibições e às restrições impostas pela autarquia de Oeiras desde Março de 2007, que a nova direcção executiva da AMRAD eleita em 2009, com o apoio de uma família de munícipes naturais do concelho, foram cedidas instalações em regime de comodato, para criar um espaço integrado, que dispõe de oficinas, de armazém de materiais e componentes e ainda de um laboratório equipado para testes e medidas eléctricas, electrónicas e radioeléctricas.

_________________________________________________lab2

 

Duas importantes empresas nacionais, das áreas da investigação e desenvolvimento e das telecomunicações, cederam à AMRAD um vasto acervo de equipamentos de laboratório, com os quais a AMRAD desenvolve quer actividades educativas junto das escolas (nas áreas da física, electrónica e ciências radioeléctricas), e ainda estes equipamentos permitiram criar um bem equipado laboratório de testes e integração de sistemas e módulos para estações terrestres e satélites, meios que agora equipam e servem o trabalho da AMSAT-CT a delegação de satélites da AMRAD em Portugal.

Este projecto tem a coordenação e gestão de vários peritos e técnicos, e são o lugar a partir do qual, a associação de satélites de Portugal a AMSAT-CT, pode fazer estudo e construção modular de protótipos de satélites e estações terrenas.

________________________________________________antenas lab

 

O novo espaço está em fase de expansão, e conta ainda, com um novo parque de antenas para satélites, onde já se fazem outros estudos e ensaios de equipamentos e sistemas radiantes e também de propagação em altas frequências. O lugar é igualmente partilhado com a LARS, que além das oficinas, também ali armazena alguns materiais e equipamentos.

Estas novas facilidades são uma alternativa ao recente acidente que a AMRAD sofreu nas instalações do Observatório Aeroespacial de Oeiras, onde ficaram totalmente destruídas quer a torre quer o Set das antenas de satélite, aguardando a AMRAD apoios para a sua reparação e reequipamento do material destruído.

Rui Penaguião, CT1ZX, João Martins CT1WV, Vítor Silvestre CT1WO, Diogo Sentieiro CT2HEW e Diogo Ferreira CT2HPN, são os novos coordenadores deste espaço de oficinas e laboratórios de testes e desenvolvimento.

Publicado em AMRAD