ABC da Ciência

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Sábado 10 de Março, das 10:00 às 16:00 horas UTC.
Observatório Aeroespacial de Oeiras – CS1RAD

No dia 10 de Março, as escolas Jorge Mineiro de Queluz de Baixo e Manuel Vaz de Barcarena, são duas escolas do concelho de Oeiras que vão participar no projecto ABC SCIENCE (After Biep and Chip Scientific Cooperation In Europe Needs Clever Education).

O ABC da Ciência é um programa de actividades desenvolvido no interior e para as escolas do ensino básico, com a finalidade de motivar e despertar o interesse das crianças e jovens em idade escolar para as coisas da ciência e tecnologia.

A AMRAD é a promotora deste projecto de ciência experimental na escola, especialmente dirigido para a elevação e o futuro do nosso país, que são as crianças mais jovens. A esperança, está centrada na possibilidade de a AMRAD conseguir cativar o interesse de alguns destes meninos e meninas com menos de 12 anos de idade, para muitos e diversificados assuntos ligados aos aspectos do conhecimento tecnológico, designadamente a física, a domínio aeroespacial e a própria astronomia, a informática, a electrónica e a rádio, que são ferramentas importantes, para melhor se saber e compreender outras matérias, ligadas com a atmosfera e os oceanos, a biologia e a própria medicina.

A AMRAD foi convidada em 2006 por uma organização da Holanda, para partilhar este programa que se inicia com o Dia da Tecnologia, uma jornada de actividades participadas com outras crianças europeias, que irão partilhar projectos e acções comuns, através depois de comunicações feitas umas via satélites do serviço de amador, e outras directamente por rádio, nas faixas de frequência das ondas-curtas, uma forma de mostrar, que existem comunicações para além do telefone e da Internet.

Estas jornadas tecnológicas nas escolas, servem para colocar as crianças em comunicação através de uma língua comum, o inglês, e mostrar partes da experiência escolar, numa perspectiva de cidadania europeia, uma via possível de alargar horizontes a crianças ainda tão jovens.

A AMRAD luta com falta de apoios e meios, que permitam promover e sustentar estes projectos, as carências em instalações e viaturas que lhe possibilitem levar à escola, os equipamentos e múltiplas exibições temáticas de ciência ao vivo, fazendo mostras de ocupações alternativas tão importantes, para despertar vocações no país mais pobre e menos qualificado da União Europeia.

Na imagem Dick Fijlstra, PA0DFN, o coordenador holandês do projecto, durante uma conferência na Holanda, para mobilizar a comunidade de engenheiros, técnicos, peritos e professores que são titulares e licenciados para o serviço de amador e amador de satélite, no sentido destes oferecerem e partilharem os seus meios juntos das escolas. Criando um movimento educativo e ocupacional, focado na ciência e tecnologia, onde muitas actividades, podem ser importantes veículos de formação e factores de integração e prevenção de riscos sociais e comportamentais.

Publicado em AMRAD