A Precessão é a mudança gradual da direcção do eixo de rotação da Terra, onde o eixo terrestre traça um cone que completa um ciclo. Dado que a direcção do eixo de rotação da Terra muda, o mesmo acontece com os Pólos Celestes. Este fenómeno ocorre na Terra a cada 25.800 anos, num ciclo de precessão (precedência do movimento retrógrado dos pontos dos equinócios) correspondente à variação da Eclítica em relação à linha do Equador.
No ano de 2012 irá ocorrer uma conjugação de diferentes factores, é quando o Sol e o sistema solar em ciclos de 200 milhões de anos, efectuam uma rotação completa em torno do seu núcleo. O sistema solar viaja à velocidade de 810.000 km/h (225 Km/s), e está localizado a cerca de 27 mil anos-luz do centro galáctico. O alinhamento galáctico em questão é o alinhamento do Sol no Solstício de Inverno de 2012 com o centro da Via Láctea, no Equador galáctico (linha análoga ao Equador terrestre, que divide a nossa galáxia em duas partes).
Um alinhamento com estas características apenas acontece uma vez a cada
26000 anos e coincide com o fim do calendário de Conta Longa da civilização Maia.
Conforme nos mostra o gráfico em baixo, também o Sol, com a sua actividade própria, está agora a entrar num novo ciclo solar de mais 11 anos, ele começou agora, timidamente a produzir manchas solares, numa actividade que também ela é cíclica. Assim, com mais esta variável a influenciar o sistema solar, poderão ocorrer factores de perturbação, relativos aos últimos 25.800 anos, mas nada que o Universo não tenha repetido em ciclos anteriores.
Gráfico da presente actividade solar, registos feitos a partir do dia 10 Dezembro de 2009 até ao dia 5 Março de 2010.
Para as ciências Radioeléctricas, este próximos anos, certamente que são uma janela de oportunidade para estudar e aprofundar os conhecimentos sobre os complexos movimentos e efeitos da propagação, justamente os da Ionosférica, mais em particular para aqueles que se dedicam à sua exploração, como meio de radiocomunicação. O pequeno vídeo em cima, explica parte dessa eterna influência do Sol sobre o nosso planeta.
Para já, não haverá «fim do mundo no dia 21 de Dezembro de 2012». O fim de Mundo segundo as leis de Gaia, pode ser ditado pela ganância e maldade da própria Humanidade, que não sabe viver em harmonia com a Natureza das coisas e da vida.
Estimasse que este próximo ciclo solar, o que agora toma impulso, possa vir a ser um dos mais activos e intensivos dos últimos séculos.
AMRAD em Páginas Sociais