Dois portugueses realizaram nos últimos 15 anos, duas viagens de circum-navegação, à vela e em solitário.
Em ambas as viagens, houve um importante apoio tecnológico, suportado então pelas ligações de rádio, através das ondas-curtas, onde diariamente, se efectuavam contactos com o velejador, prestando apoio e fazendo companhia.
Manuel Martins efectuou a primeira viagem ao redor do mundo, seguindo-lhe um outro português, natural dos Açores, Genuíno Madruga. Em ambas as viagens, o serviço de amador, através de 3 colegas que durante 2 anos, initerruptamente, todos os dias, estabeleciam e mantinham ligações pela rádio, garantindo um controlo e um apoio essenciais.
O açoriano Genuíno Madruga, efectua agora a sua segunda viagem de circum-navegação, é bem mais do que isso, estar a velejar ao redor do mundo.
Durante a viagem de circum-navegação, Madruga criou uma nova maneira de estar na navegação, ele quer estabelecer e manter uma ponte de culturas e contactos constantes entre os portugueses e o mundo.
Na senda dos bravos navegadores portugueses, Madruga faz constantemente questão de levar o nome de Portugal bem mais longe. Em cada porto Genuíno Madruga realiza palestras, ele visita locais de interesse histórico e cultural, estabelece ligações com outras culturas e civilizações, transmitindo depois as suas sensações de volta para a sua Ilha e para o seu país de origem.
Não esquecendo o seu passado de mestre pescador, em cada lugar, em cada porto de pesca, ele ausculta os seus pares pescadores, tentando obter informações sobre as artes tradicionais, as espécies capturadas, e a sustentabilidade dos oceanos. Ao mesmo tempo que transmite os saberes açorianos e outras formas de capturar pescado.
A AMRAD mantém em alguns dos seus membros, uma forte ligação com o Mar e com os Oceanos, tendo entre os seus membros, velejadores de oceano, navegadores de alto-mar, com diversas travessias e que durante essas viagens de circum-navegação, prestaram também apoio técnico e logístico, incluindo as radiocomunicações, a quem delas mais necessitou.
Durante vários anos o «Portuguese Maritime Net» esteve operacional em 14.313 KHz, e aí se mantém, devida à coordenação de CT1CPS (ex. ZS1XP e CR6OR), que de regresso definitivo a Portugal, sendo ele um navegador e um velejador de oceano, que na sua juventude, se iniciou a velejar na Mocidade Portuguesa, na escola de vela da praia de Algés.
Madruga, navega já de regresso aos Açores, cruzando o oceano Índico, rumo à costa oriental de África, depois de ter cruzado o oceano Pacífico e ter passar por Timor e Austrália.
AMRAD em Páginas Sociais