Decorreu hoje o primeiro dia do 3º Congresso do Comité Português da União Rádio Científica Internacional, presidido pela Eng.ª Luísa Mendes da ANACOM. A sessão de abertura foi efectuada pelo Vogal do Conselho de Administração da ANACOM José Ferrari Careto.
Sob o tema «Radiocomunicações: da Terra ao Universo» o Prof. Carlos Salema do Instituto Superior Técnico moderou o painel apresentado por Jan-Geralt Bij De Vaate, que versou o projecto SKA.
A Radioastronomia esteve no centro das nossas motivações, num segundo painel, o Prof. Luís Cupido proferiu uma outra palestra dedicada a esta disciplina.
De referir a forte e maior participação da comunidade científica ao invés da indústria nacional pouco atenta aos assuntos expostos durante as 11 apresentações da Holanda, Espanha e Portugal. Menos interessados, estiveram os titulares do serviço de amador, vulgo, os radioamadores, a quem estas coisas da ciência despertam menos interesse.
Na imagem em cima, o Eng. Joaquim Patrício antigo director da DSR dos CTT, e grande apoiante do Radioamadorismo português, em conversa com Rui Penaguião, CT1ZX, director da AMRAD, ao tempo um jovem amador com apenas 16 anos de idade.
Na imagem de topo, o pequeno stand da AMRAD, AMSAT-CT e ARISS Portugal, numa mostra multidisciplinar do radioamadorismo científico, e ainda, a exibição de um modelo de satélite, em desenvolvimento no programa integrado do CS5CEP, que resulta da parceria entre o IST-Taguspark e a AMRAD
(AMSAT-CT), tendo por prioridade a educação científica com o fim de promover a economia do conhecimento, no país menos industrializado da União Europeia.
Amanhã outros painéis se seguirão na Fundação Portuguesa das Comunicações em Lisboa.
AMRAD em Páginas Sociais