Reunião da ARISS – International de 17 a 19 de Junho, na Holanda

_______________________________________________________columbus_ariss

 

Realiza-se no European Space Research and Technology Centre (ESTEC), na ESA a Agência Espacial Europeia, nos dias 16 e 19 de Junho próximo, a Reunião Internacional dos organismos e países membros da ARISS International.

Neste encontro participam as organizações membros da ARISS, que através dos seus delegados, irão analisar e discutir, as novas estratégias para este importante grupo de trabalho, na área educacional internacional. Mais que um desporto ou sequer um passatempo, a ARISS é mais um lugar de formação objectiva e prática, de fundamental importância para o Radioamadorismo mundial, designadamente, nas áreas da educação e da ciência e tecnologia.

Muitos amadores, operadores amadores, vêem na ISS, não apenas aquilo que ela de mais importante significa, mas mais um lugar de conquistas, dos troféus e da superação pessoal, individual ou de grupo, para conseguirem ou não, comunicar com determinados astronautas mais ou menos populares, que vivem e trabalham a bordo da estação, e que se disponibilizam através da ARISS para essa importante tarefa da promoção das ciências espaciais, através das radiocomunicações, nas faixas de amador, com os populares radioamadores, ou ainda e mais relevantemente, estudando exaustivos questionários, que criteriosamente respondem às crianças e jovens que com eles comunicam através da rádio, regularmente, nos programas educativos que a ARISS tem vindo a promover.

O papel e a intervenção da ARISS não são apenas o da radiocomunicação, nem menos ainda os troféu de caça, que alguns amadores lhes atribuem, é também uma forte componente de educação e investigação tecnológica e cientifica, apoiada pelas agências espaciais dos países promotores da ISS.

_______________________________________ariss_2001

 

É nesse contexto que a AMSAT-CT versus AMRAD se envolve no projecto ARISS, e coloca Portugal neste organismo, entendemos que é um importante factor de concentração de recursos e atenções dirigidas cada dia mais, para o Radioamadorismo Educativo e Científico, aquele que, tal como outros, aporta importantes factores de integração e desenvolvimento, através do despertar de vocações académicas e profissionais e ainda do estudo e desenvolvimento tecnológico e científico que estas acções e parcerias comportam, fortemente apoiadas pelas industrias espaciais.

Os órgãos executivos e sociais da AMRAD prosseguindo uma política educativa particularmente exigente, atribuem factores de integração e protecção aos seus membros mais jovens, investindo, nem sempre com o melhor sucesso, naqueles que pela idade mais juvenil, podem ser potenciais e promissores quadros técnicos e dirigentes. Porque no essencial acreditamos nessas competências emergentes, criando novas oportunidades.

Estarão presentes nesta reunião internacional da ARISS os seguintes dirigentes e organismos de diversas partes do mundo, a saber:

Bélgica – Gaston Bertels, ON4WF, ARISS – Europe
Brasil – Tadeu Fernandez, PY1KCF, AMRASE/ARISS-Brasil
Canadá – Maurice-André Vignault, VE3VIG, AMSAT
EUA – Rosalie White, K1STO, ARRL
EUA – Kenneth Ransom, N5VHO, NASA
EUA – Mark Steiner, K3MS, NASA
EUA – Lou McFadin, W5DID, NASA
EUA – Will Marchant, KC6ROL, AMSAT-NA
EUA – Anne Marchant, AMSAT-NA
EUA – Mark Severance, N5XWF, AMSAT-NA
EUA – Keith Pugh, W5IU, AMSAT-NA
EUA – Ed Pritchard, AMSAT-NA
EUA – Connie Pritchard, AMSAT-NA
Itália – Peter Kofler, IN3GHZ, AMSAT-Italy
Itália – Paolo Pitacco, IW3QBN
Itália – Francesco De Paolis, IK0WGF, AMSAT
Portugal – Diogo Ferreira, CT2HPN, AMSAT-CT (AMRAD)
Portugal – Fabiano Moser, CT/PY5RX, AMSAT-CT (AMRAD)
Reino Unido – Graham Shirville, G3VZV, AMSAT-UK
Russia – Sergey Sambourov, RV3DR, RKK – Energia Russa

As sessões de trabalho tem início nos dias 14 e 16 de Junho, envolvem diversos responsáveis das agências espaciais internacionais do Japão, Canadá, América, Europa e Rússia, culminado com a sessão alargada da ARISS e terminarão em 19 de Junho p.f..

Publicado em ARISS Portugal